Imagem 29

Foto: Arquivo Pessoal

A terra das Imburanas também é terra de poetas e músicos

O grupo esclareceu o significado do nome “UZIMBURANAS”, que, para além das definições dos estudiosos, a planta, que alguns chamam também de UMBURANA, cedeu seu nome a um pequeno povoado as margens do Pajeú, que tempos depois passaria se chamar Itapetim.

Foto: Reprodução

Não sei se há remanescentes vivos desse tempo, mas ainda há muitos que se orgulham do nome e das histórias por trás dele.

Famílias inteiras se dedicam ao ofício da música, o que acaba por inspirar e influenciar a todos daquela região, em alguma medida.

Em 2020, durante o isolamento forçado pela pandemia, um grupo de amigos, todos nativos das Imburanas espalhados pelos quatro cantos do mundo, resolveram se juntar, virtualmente, em nome dessa tradição artística.

Fruto de uma amizade tão antiga e tão sólida quanto às raízes dessa árvore símbolo de um povo, nasceu o grupo Uzimburanas.

Composto atualmente por 14 músicos, arranjadores e compositores, a trupe tem produzido versões personalizadas de músicas consagradas (ou não!), pinçadas do repertório de grandes artistas nordestinos, como Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Alceu, Valença, Gilberto Gil, etc., além de composições próprias.

Com duas produções disponíveis em seu canal no youtube, a mais recente é um pout-pourri das músicas “Dona da minha e Cabeça e Te amo Brasília”, o grupo mantém a premissa de agregar o máximo de músicos itapetinenses possível, afim de espalhar uma mensagem de união em torno da paixão pela música, pela arte, pela amizade, por Itapetim.

Uzimburanas é composto atualmente por: Fábio Viana, Flávio Viana, Jorge Viana, Alex Viana, João Magno, Paulo Simões, Cícero Aldo, Roselmir Macaxeira, Aldinho Sanfoneiro, Gilton Marcos, Tinko Lira, Romário Lira, Zé Maria e Adriano de Dalila.

Assista a baixo vídeo Dona da minha e Cabeça e Te amo Brasília.


Por: Redação Edviana

Foto: Divulgação

Veja as séries que se despedem do público em 2021

Em um mundo em quarentena, a produção de filmes e séries foi fortemente impactada. No entanto, o consumo de conteúdo nunca foi tão alto. 2020 fez com que diversos programas tivessem suas temporadas reduzidas, séries canceladas subitamente e outras adiadas sem nenhuma data prevista.

Neste ano, porém, muitas das séries interrompidas terão continuidade ou serão finalizadas. Veja abaixo a lista com as principais produções.

'Atypical'

Em fevereiro de 2020 a série foi renovada para uma quarta e última temporada. Sem previsão de estreia ainda, as 3 temporadas anteriores estão disponíveis na Netflix.

'Atypical' é um coming of age que narra a história de um adolescente diagnosticado dentro do espectro autista e as suas relações com família, amigos e a primeira namorada.

'Better Call Saul'

As gravações para a sexta temporada de 'Better Call Saul' deveriam acontecer em 2020 e foram adiadas para este ano. A previsão é que os novos episódios sejam lançados no segundo semestre. As cinco temporadas estão disponíveis na Netflix.

O spin-off de 'Breaking Bad' foca na trajetória do advogado Jimmy McGill no infame Saul Goodman.

'La Casa de Papel'

O sucesso inesperado da Netflix chega à sua quinta e última temporada. A série sempre é lançada entre abril e junho no streaming, mas devido à pandemia não se pode afirmar a data de estreia. A série está em gravação desde julho do ano passado.

Um grupo de ladrões se prepara para dois assaltos milionários: um na Casa da Moeda Real da Espanha e outro no Banco Central.

'Lucifer'

Depois do sofrido cancelamento pela Fox em 2018, a Netflix resgatou para uma quarta temporada a série. Não deu outra: o streaming também quis cancelar e após muita pressão dos fãs, decidiu finalizar a história com mais duas temporadas. Tudo que é bom sempre acaba e a sexta temporada deve ser lançada no segundo semestre do ano.

Cansado da vida como anjo, o diabo se muda para Los Angeles e começa a ajudar uma policial a investigar assassinatos.

'Ozark'

O suspense de sucesso da Netflix será finalizado após três temporadas. A última leva de episódios será exibida em duas partes com previsão para a segunda metade de 2021. 

Marty Byrde e sua família se mudam para uma pacata cidade no interior do Missouri, onde o marido entra em um esquema de lavagem de dinheiro.

'Shameless'

A 11º e última temporada da série do canal Showtime já está em exibição. O remake da série inglesa de mesmo nome, terá 12 episódios para concluir sua história.

A história acompanha uma complicada família nos Estados Unidos enquanto precisam lidar com uma forte recessão.

'Vikings'

Aos 45 minutos do segundo tempo de 2020, no dia 31 de dezembro, todos os últimos dez episódios da sexta temporada da série foram adicionados à Netflix. Os épicos episódios finais mostram o desfecho da história de Bjorn, Ivan e Rei Oleg. Para os que já estão com saudade vale a pena ficar atento ao spin-off da série encomendado pela Netflix e que está em produção.

O enredo do History Chanel acompanha a ascensão do guerreiro Ragnar Lothbrok. Com desejo de expandir as conquistas de sua tribo, Ragnar segue as tradições nórdicas e a lenda conta que ele é descendente de Odin, o deus da guerra.

Por: CNN