Imagem 225

Notícias Regionais mais perto de você


Foto: Divulgação

Detran-PE auxilia na campanha de vacinação de idosos contra a Covid-19

Além de atuar no sistema “drive thru”, para vacinação de idosos contra a Covid-19 nas cidades de Paulista e São Lourenço da Mata, Região Metropolitana, agentes de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), por meio da operação prevenção “Segundos que Salvam vidas”, passam também a integrar ações em domicílio.

A nova modalidade de vacinação ocorre naqueles municípios, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Para isso, o Detran disponibilizou agentes de trânsito e viaturas para contribuir com a vacinação de idosos com 85 anos ou mais, acamados, que moram em locais de difícil acesso.

Segundo o diretor de fiscalização, Sérgio Lins, para todos os pontos de “drive thru” o departamento de trânsito disponibiliza o Detran Itinerante, que é um caminhão com gerador próprio, frigobar (para conservação das vacinas) e banheiro. 

Também oferece viaturas para ordenar o trânsito. Lins reforça que, além de evitar aglomerações, o sistema oferece contribuição na prevenção do coronavírus, e ainda fiscaliza e organiza o tráfego de veículos nos pontos de vacinação. Ele lembra que o DETRAN-PE já apoiou a vacinação contra H1N1.

Por: Diário de Pernambuco

Foto: Secom-JP

Professores da Paraíba devem começar a ser vacinados neste fim de semana

De acordo com Geraldo Medeiros, nesse primeiro momento, terão prioridade os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Os professores da Paraíba devem começar a ser vacinados já neste fim de semana, de acordo com o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros. Segundo ele, existe a expectativa de que a Paraíba receba 55 mil ou 60 mil doses de vacina no fim desta semana, quando o Instituto Butantan deve começar a distribuir 3,2 milhões de doses para todo o país.

As doses que chegarão ao estado servirão para imunizar 70% dos idosos previstos no Plano, o restante dos trabalhadores de saúde do estado, além de uma parcela dos professores, que ainda não foi definida. 

De acordo com Geraldo Medeiros, nesse primeiro momento, terão prioridade os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, já que eles serão os primeiros a retornar às salas de aula, a partir do dia 1 de março. O secretário estima que cerca de 10 mil professores se enquadrem neste grupo. 

Ao ClickPB, Geraldo Medeiros explicou que ainda não está definido quantos professores serão imunizados com esta remessa de vacinas, mas afirmou que os professores podem ficar tranquilos, já que o governador João Azevêdo prometeu vacinação para a categoria quando anunciou a retomada das aulas em modelo híbrido.

Por: ClickPB

Foto: Reprodução

João Azevêdo e Cícero Lucena discutem parcerias administrativas em nova audiência, nesta quarta-feira

O governador João Azevêdo (Cidadania) e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Porgressistas), se reúnem novamente, nesta quarta-feira (27), em audiência a partir das 9h, na Estação Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano. Na ocasião, os dois governantes, que são aliados e correligionários políticos, vão discutir a elaboração de uma pauta administrativa em conjunto, por meio de parceiras entre Estado e Município.

Este não é a primeira vez que os dois governantes se reúnem para definir ações conjuntas. No último dia 6 de janeiro, na primeira semana da gestão Cícero Lucena, o governador João Azevedo fez uma visita de cortesia, no Paço Municipal, e, juntos, os dois anunciaram um pacote de ações formalizado entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Governo do Estado em áreas como infraestrutura, meio ambiente e saúde.

Entre as ações anunciadas estão uma parceria para o tratamento e identificação de ligações clandestinas de esgoto que desembocam nas praias da Capital, ação esta que João Azevêdo e Cícero Lucena já autorizaram em visita in loco. 

Além disso, o prefeito assinou o decreto que institui uma comissão para estudar a renovação da concessão entre a Cagepa e a PMJP,  no que será seguido pelo governador, com o objetivo de universalizar o serviço de saneamento no menor prazo possível. O monitoramento do fornecimento de águas públicas também está no foco de atenção. 

Sobre a barreira do Cabo Branco, o prefeito anunciou a necessidade de realização do enrocamento da área referente à ladeira próxima à antiga praça de Iemanjá. Também será realizado um estudo conjunto das próximas etapas para contenção da erosão da barreira. 

Na saúde, o objetivo é uma parceria que viabilize a reestruturação do serviço de enfrentamento à Covid-19, bem como de preparação para a vacinação. Outro assunto em pauta foi a criação do Opera João Pessoa, articulado com o programa Opera Paraíba. A intenção é zerar uma fila de quase cinco mil cirurgias eletivas no município. 

Durante o encontro, o prefeito anunciou a liberação do licenciamento da empresa responsável pela construção do Polo Cabo Branco. Cícero Lucena adiantou que a PMJP vai trabalhar de forma ágil para garantir eficiência em suas obrigações para viabilizar a obra, que deve impulsionar o turismo e a economia da Capital e do Estado.

Por: Portal Wscom

Foto: Pixabay/Reprodução

Clube Metrópole realiza curso gratuito de DJ para jovens de escolas públicas

O Clube Metrópole, boate que funciona há quase 20 anos no Recife, está lançando o projeto Lab DJ do Futuro, um curso gratuito de discotecagem para alunos comprovadamente matriculados nas escolas das redes públicas municipal e estadual (a partir dos 14 anos de idade). A iniciativa tem parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife e disponibilizará 30 vagas divididas em duas turmas de 15 estudantes, seguindo os protocolos de proteção para a prevenção do Covid-19, como uso de máscara, distanciamento social e higienização. Também existe uma versão online, via Zoom, com 300 vagas. O projeto será ministrado pelos DJs Adriana Pax e Alê, ambos residentes da Metrópole e com experiência de quase 20 anos na profissão. As inscrições começaram nesta sexta-feira (22), via Sympla (confira os links abaixo).

Todos os participantes da aula presencial e digital receberão certificado, após passarem por uma avaliação. As aulas presenciais estão programadas para começar na primeira semana de abril, enquanto as aulas online ocorrem uma semana depois. Após essa primeira etapa, será realizado um aulão virtual para tirar dúvidas restantes de todos os alunos. Clique aqui para inscrição nas aulas presenciais e aqui para aulas online.

O curso terá duração de um mês, com aulas uma vez por semana, totalizando 20 horas em aulas. O conteúdo programático é composto por temas como: conhecendo os equipamentos; configurações e montagem, fluxo dos sinais de áudio, noções de acústica de som analógico e digital, estilos musicais, formatos de arquivos de aúdio: pesquisa musical, gestão de arquivos, organização dos arquivos, percepção rítmica com estrutura da música eletrônica de compasso, barras e frases técnicas de mixagem do CDJ, beatmatch, pitch/pitch blend e filtros de equalização.

As aulas estão previstas para iniciar em abril, mas até lá os organizadores irão analisar os casos e situação da pandemia que modificou a rotina do mundo. "Torcemos para que tudo seja amenizado para o startup", afirma Deborah Kelner, diretora do Clube Metrópole. “Em 2021 seremos uma referência de profissionalização de outros segmentos da cultura. Vamos descobrir novos talentos e em breve quando tudo passar continuar com nossas festas na noite sempre com pista cheia e animada."

"Já temos essa experiência de formação. A Metrópole foi importante na vida de muita gente nesse sentido. Vimos muitos DJs pagando faculdade, comprando o próprio apartamento", diz a produtora cultural Maria do Céu, fundadora da Metrópole. "Tem muita gente que sabe tocar no computador, mas para ser profissional é necessário ter outros conhecimentos. O som é o coração de uma festa, faz a trilha sonora das emoções." O projeto Lab DJ do Futuro foi aprovado no Lab PE, da Lei Aldir Blanc.

Por: Diário de Pernambuco 

Foto: Reprodução

Prefeitura de Maturéia nega que vereador e secretária tenham furado fila da vacina no município e justifica que eles são profissionais de saúde

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica do município, Klara Luana, Bruno Wanderley é enfermeiro efetivo e está fazendo atendimento a pacientes com covid-19.

Após a divulgação de que o vereador e genro do prefeito de Maturéia, Bruno Wanderley, teria furado a fila da vacina na cidade, assim como a secretária municipal de Saúde, Kátia Maia, a prefeitura procurou o ClickPB para explicar os fatos e garantiu que não houve desrespeito à fila da vacina de covid-19.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica do município, Klara Luana, Bruno Wanderley é enfermeiro efetivo e está fazendo atendimento a pacientes com covid-19, o que lhe dá direito à vacina, independente do parentesco com o prefeito. 

Já a secretária de Saúde, Kátia Maia, é fisioterapeuta e também tem atendido pacientes com covid-19 desde o início da pandemia, por isso também direito à imunização.

Leia a nota enviada ao ClickPB pelo município: 

Na noite desta quarta-feira foi publicada uma matéria do veículo de imprensa Click PB contendo informações inverídicas a cerca da vacinação no município de Maturéia. Gostaríamos de esclarecer que a vacinação seguiu todos os protocolos recomendados pelo ministério da saúde e secretaria do estado. Segundo recomendações,  devem ser vacinados inicialmente os profissionais que estão dentro das unidades de atendimento a pacientes com covid 19, o que no nosso município é caracterizado pelas unidades básicas de saúde, visto que não temos unidades hospitalares, upas ou centros de covid. Foram vacinados: médicos, enfermeiros, técnicos, dentistas e profissionais da equipe multidisciplinar que estão prestando atendimento e em contato direto com os pacientes. Os profissionais citados na reportagem fazem parte do corpo de profissionais da saúde do município, com total direto e condição de serem vacinados. *Vale ressaltar que foram convocados apenas aqueles que iriam tomar a vacina, seguindo o plano de vacinação, e que no momento houve uma recusa e outro profissional estava no quadro dos que não poderiam tomar a vacina (gestantes, puérperas, suspeitos de covid), sendo estes substituídos assim como é recomendado.

Por: ClickPB

Foto: Pixabay/Reprodução

Eventos sociais e corporativos são suspensos em Pernambuco

O Governo de Pernambuco deu um passo atrás no plano de flexibilização das atividades econômicas e anunciou nesta quarta-feira a suspensão dos eventos no estado, tanto os sociais quanto os corporativos. A medida restritiva começa a valer na próxima segunda-feira e será válida pelo prazo de 30 dias. Até então, os eventos estavam liberados para acontecer com capacidade máxima de 150 pessoas em Pernambuco.

"Os números são crescentes e preocupantes e o governo entende pela suspensão dos eventos sociais e corporativos a partir da próxima segunda-feira pelo prazo de 30 dias. Até então, eles podiam ser realizados com a capacidade máxima de 150 pessoas, mas agora estão suspensos", anunciou Rodrigo Novaes, secretário de Turismo de Pernambuco, durante coletiva realizada nesta quarta-feira. 

Dentro do Plano de Convivência com o Coronavírus elaborado pelo Governo de Pernambuco, o estado havia liberado a partir de outubro a realização de eventos com capacidade máxima de até 300 pessoas. A liberação foi feita por etapas nas Gerências Regionais de Saúde pernambucanas. Em novembro, chegou a ser anunciado pelo então secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, que o estado iria receber solicitações para a realização de eventos com até 1.500 pessoas. Porém, no início de dezembro, o governo voltou atrás e manteve a capacidade máxima em 300 pessoas.

Com um novo aumento dos casos de contaminação do coronavírus em Pernambuco e também da taxa de ocupação nos hospitais, no início de janeiro o Governo de Pernambuco, por meio do secretário estadual de Saúde, André Longo, anunciou uma nova redução na capacidade dos eventos no estado, voltando ao limite de 150 pessoas. Medida que valerá até a próxima segunda-feira, quando os eventos serão novamente suspensos em Pernambuco.

FEIRAS

Sobre as feiras de confecções no Polo do Agreste de Pernambuco, Rodrigo Novaes, secretário de Turismo do estado, disse que estão sendo feitas avaliações para analisar o cumprimento das medidas sanitárias. "A avaliação é feita dia a dia nos estabelecimentos comerciais e também nas feiras. Essa semana desenvolvemos uma ação em Caruaru junto com o Procon municipal para que haja fiscalização e cumprimento dos protocolos nas feiras de confecção. Caso a ação confirme que os protocolos não estão sendo cumpridos e que a saúde da população está sendo colocada em risco, o governo não hesitará em tomar medidas restritivas", disse.

Por: Diário de Pernambuco

Foto: SDS - PE / Divulgação

PE envia 200 concentradores de oxigênio para o Amazonas

Duzentos concentradores de oxigênio serão enviados de Pernambuco, neste sábado (16), para hospitais da rede pública do Amazonas. As máquinas funcionam abastecendo o O2 a partir do ambiente, concentrando o oxigênio que fica com pureza de até 95%. A ação é uma parceria entre o Governo Estadual e a Prefeitura do Recife. A companhia aérea Azul vai disponibilizar uma aeronave para levar o maquinário do Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes – Gilberto Freyre para Manaus."

O enfrentamento da Covid-19 é um desafio de toda a Nação brasileira e neste momento estamos todos imbuídos do sentimento de ajudar nossos irmãos amazonenses nesse momento difícil. Este é um gesto humanitário e que não tem impacto na assistência aos pernambucanos", esclareceu o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo. O Governo do Estado cedeu 100 unidades do equipamento.

De acordo com a Prefeitura do Recife, os outros 100 equipamentos que serão enviados, foram utilizados para o tratamento de pessoas com insuficiência respiratória, e fazem parte dos mais de 10 mil equipamentos médico-hospitalares adquiridos pela gestão municipal, durante a preparação para o enfrentamento à pandemia na cidade.

“É importante salientar que a ajuda à capital amazonense não compromete a estrutura de assistência hospitalar da covid-19 no Recife. Ou seja, mesmo que haja aumento no número de pacientes que necessitem de internação, na capital, o município ainda terá equipamentos suficientes para garantir atendimento adequado à população”, informa a  prefeitura em nota. Cada equipamento é capaz de fornecer até 5 litros de O2 por minuto ao paciente, e correspondem a um aparato total de mais de três toneladas.

Entenda

O envio de concentradores de oxigênio ocorre para reforçar assistência aos pacientes, diante da situação crítica vivenciada pelo Estado do Amazonas, em meio à pandemia da Covid-19.

Na noite da última quinta-feira (14), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara conversou com o governador Wilson Lima, do Amazonas, e ofereceu ajuda. "Coloquei o Estado de Pernambuco à disposição dos cidadãos amazonenses, nesse momento tão difícil. Faremos tudo que esteja ao nosso alcance para ajudar os irmãos do Amazonas a superar esse momento crítico da pandemia", disse o governador de Pernambuco.

Por: Diário de Pernambuco

Foto: Reprodução

Secretaria de Saúde da Paraíba divulga processo seletivo com 40 vagas para médicos; inscrições começam neste sábado

Os profissionais irão trabalhar, a princípio nos municípios dos Centros de Referência para a Covid-19: Cajazeiras, Campina Grande, João Pessoa, Patos e Piancó.

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), publicou o edital em caráter emergencial, para compor temporariamente o quadro de profissionais médicos que irão atuar no enfrentamento ao novo coronavírus.  

A publicação aconteceu neste sábado (16), no Diário Oficial do Estado (DOE). São 40 vagas para médicos e as inscrições já começam hoje. 

De acordo com o edital, que o ClickPB teve acesso, os profissionais irão trabalhar nos serviços da Rede do Estado de Saúde, a princípio nos municípios dos Centros de Referência para a Covid-19: Cajazeiras, Campina Grande, João Pessoa, Patos e Piancó. 

No entanto, poderão ser realocados para atender as necessidades dos serviços que estão dentro do Plano de Enfrentamento da Covid-19. O número de candidatos classificados será correspondente a três vezes o número de vagas ofertadas, em ordem decrescente. 

O edital deixa claro que a seleção “gera apenas a expectativa de direito à contratação, ficando a concretização desse ato condicionado à exclusiva necessidade, oportunidade e conveniência da Secretaria de Estado da Saúde - SES/PB”. 

O processo seletivo será executado pela Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba, em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria de Estado da Administração. O processo seletivo ocorre por meio de Avaliação dos Títulos, de caráter eliminatório e classificatório.  

Confira as vagas:

As inscrições, que ocorrem de 00h deste sábado (16) até as 23h59min de 22 de janeiro de 2021, são gratuitas e serão realizadas exclusivamente via internet por meio do Portal da Cidadania, Concurso/ListaConcurso. Deve-se cadastrar na plataforma, acessar a aba “Concursos e Seleções” e efetuar a inscrição.

Estará impedido de concorrer, como o ClickPB apurou, o candidato que pertencer ao grupo de risco de infecção pela Covid-19, como: maiores de 60 anos, gestantes e lactantes, ser portador de comorbidades ou outras condições de risco de desenvolver sintomas mais graves da doença.

Como requisitos para inscrição serão obrigatórios, como o ClickPB apurou, anexar os documentos pessoais e Documentos e Títulos, na área de concorrência, no ato da inscrição, na sequência estabelecida, exclusivamente em PDF, no tamanho de até 10MB, e documentos pessoais.  

Cronograma:

O resultado Preliminar será publicado no Diário Oficial do Estado da Paraíba,como o ClickPB apurou, no site da http://espep.pb.gov.br e no http://portaldacidadania.pb.go... na data constante no Cronograma e caberá interposição de recurso. Os candidatos que pontuarem e não ficarem dentro das vagas oferecidas irão compor um cadastro de reserva obedecendo rigorosamente a ordem de classificação.

Por: ClickPB