Imagem 225

Notícias Regionais mais perto de você


Foto: SDS - PE / Divulgação

PE envia 200 concentradores de oxigênio para o Amazonas

Duzentos concentradores de oxigênio serão enviados de Pernambuco, neste sábado (16), para hospitais da rede pública do Amazonas. As máquinas funcionam abastecendo o O2 a partir do ambiente, concentrando o oxigênio que fica com pureza de até 95%. A ação é uma parceria entre o Governo Estadual e a Prefeitura do Recife. A companhia aérea Azul vai disponibilizar uma aeronave para levar o maquinário do Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes – Gilberto Freyre para Manaus."

O enfrentamento da Covid-19 é um desafio de toda a Nação brasileira e neste momento estamos todos imbuídos do sentimento de ajudar nossos irmãos amazonenses nesse momento difícil. Este é um gesto humanitário e que não tem impacto na assistência aos pernambucanos", esclareceu o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo. O Governo do Estado cedeu 100 unidades do equipamento.

De acordo com a Prefeitura do Recife, os outros 100 equipamentos que serão enviados, foram utilizados para o tratamento de pessoas com insuficiência respiratória, e fazem parte dos mais de 10 mil equipamentos médico-hospitalares adquiridos pela gestão municipal, durante a preparação para o enfrentamento à pandemia na cidade.

“É importante salientar que a ajuda à capital amazonense não compromete a estrutura de assistência hospitalar da covid-19 no Recife. Ou seja, mesmo que haja aumento no número de pacientes que necessitem de internação, na capital, o município ainda terá equipamentos suficientes para garantir atendimento adequado à população”, informa a  prefeitura em nota. Cada equipamento é capaz de fornecer até 5 litros de O2 por minuto ao paciente, e correspondem a um aparato total de mais de três toneladas.

Entenda

O envio de concentradores de oxigênio ocorre para reforçar assistência aos pacientes, diante da situação crítica vivenciada pelo Estado do Amazonas, em meio à pandemia da Covid-19.

Na noite da última quinta-feira (14), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara conversou com o governador Wilson Lima, do Amazonas, e ofereceu ajuda. "Coloquei o Estado de Pernambuco à disposição dos cidadãos amazonenses, nesse momento tão difícil. Faremos tudo que esteja ao nosso alcance para ajudar os irmãos do Amazonas a superar esse momento crítico da pandemia", disse o governador de Pernambuco.

Por: Diário de Pernambuco

Foto: Reprodução

Secretaria de Saúde da Paraíba divulga processo seletivo com 40 vagas para médicos; inscrições começam neste sábado

Os profissionais irão trabalhar, a princípio nos municípios dos Centros de Referência para a Covid-19: Cajazeiras, Campina Grande, João Pessoa, Patos e Piancó.

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), publicou o edital em caráter emergencial, para compor temporariamente o quadro de profissionais médicos que irão atuar no enfrentamento ao novo coronavírus.  

A publicação aconteceu neste sábado (16), no Diário Oficial do Estado (DOE). São 40 vagas para médicos e as inscrições já começam hoje. 

De acordo com o edital, que o ClickPB teve acesso, os profissionais irão trabalhar nos serviços da Rede do Estado de Saúde, a princípio nos municípios dos Centros de Referência para a Covid-19: Cajazeiras, Campina Grande, João Pessoa, Patos e Piancó. 

No entanto, poderão ser realocados para atender as necessidades dos serviços que estão dentro do Plano de Enfrentamento da Covid-19. O número de candidatos classificados será correspondente a três vezes o número de vagas ofertadas, em ordem decrescente. 

O edital deixa claro que a seleção “gera apenas a expectativa de direito à contratação, ficando a concretização desse ato condicionado à exclusiva necessidade, oportunidade e conveniência da Secretaria de Estado da Saúde - SES/PB”. 

O processo seletivo será executado pela Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba, em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria de Estado da Administração. O processo seletivo ocorre por meio de Avaliação dos Títulos, de caráter eliminatório e classificatório.  

Confira as vagas:

As inscrições, que ocorrem de 00h deste sábado (16) até as 23h59min de 22 de janeiro de 2021, são gratuitas e serão realizadas exclusivamente via internet por meio do Portal da Cidadania, Concurso/ListaConcurso. Deve-se cadastrar na plataforma, acessar a aba “Concursos e Seleções” e efetuar a inscrição.

Estará impedido de concorrer, como o ClickPB apurou, o candidato que pertencer ao grupo de risco de infecção pela Covid-19, como: maiores de 60 anos, gestantes e lactantes, ser portador de comorbidades ou outras condições de risco de desenvolver sintomas mais graves da doença.

Como requisitos para inscrição serão obrigatórios, como o ClickPB apurou, anexar os documentos pessoais e Documentos e Títulos, na área de concorrência, no ato da inscrição, na sequência estabelecida, exclusivamente em PDF, no tamanho de até 10MB, e documentos pessoais.  

Cronograma:

O resultado Preliminar será publicado no Diário Oficial do Estado da Paraíba,como o ClickPB apurou, no site da http://espep.pb.gov.br e no http://portaldacidadania.pb.go... na data constante no Cronograma e caberá interposição de recurso. Os candidatos que pontuarem e não ficarem dentro das vagas oferecidas irão compor um cadastro de reserva obedecendo rigorosamente a ordem de classificação.

Por: ClickPB